Prática aumenta as chances de o esgoto voltar para dentro dos imóveis, entre outros transtornos
Com as chuvas mais intensas e frequentes, um problema antigo de Orlândia tende a ficar mais recorrente: o refluxo de esgoto para dentro dos imóveis. Isso acontece porque várias construções residenciais e comerciais têm sua estrutura interna de água pluvial feita irregularmente, ou seja, interligada na rede coletora de esgoto.
Lançar a água pluvial, ou seja, a água de chuva nos ramais de esgoto sobrecarrega toda a rede coletora, provocando extravasamento nas ruas e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), gerando incômodos, entupimentos, além de problemas de saúde pública e danos ao meio ambiente.
Quem faz esse lançamento irregular pode responder por crime ambiental passível de multa. A Resolução nº 50/2014, artigo 120, da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), responsável pela fiscalização e regulação dos serviços públicos de saneamento básico determina que a prática é irregular. A Lei Federal nº 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico também condena essa situação.
Porque é importante separar as duas redes
O correto é o todo imóvel ter tubulações separadas, uma para o esgoto gerado no banheiro, cozinha e lavanderia da edificação, que deve ser interligada na rede coletora de esgoto da Sanor, conforme preconiza a NBR 7229/93.
Toda água vinda dos telhados, calhas, ralos do pátio ou área externa da edificação devem ser encaminhados para a rede de drenagem pluvial, cuja responsabilidade é da Prefeitura Municipal de Orlândia.
“Se a água da chuva vai, irregularmente, para a rede de esgoto e ocorre um transbordamento, devido a rede de esgoto não ser projetada para receber um volume tão grande, os transtornos são enormes, pois além do esgoto voltar para dentro das casas, essa água contaminada não tem a destinação correta, indo para os rios e mananciais sem o devido tratamento, causando poluição e riscos de doenças de veiculação hídrica. A sobrecarga na rede de esgoto também ocasiona rupturas e entupimentos na tubulação e, consequentemente, extravasamentos nas ruas”, comenta Roberto de Carvalho Correa, gerente geral da Sanor.
A Sanor é responsável pelo sistema de esgoto da cidade, por isso, em caso de problemas com essa rede, tirar dúvidas ou para regularização do imóvel, o munícipe deve entrar em contato direto com a concessionária por meio de seus canais de atendimento ao cliente, seja de forma presencial, na loja situada no Centro, pelo 0800 757 6300 (Whatsapp e ligação 24h), pelo telefone (16) 2174-6300 (segunda a sexta, das 7h às 17h) ou pelo aplicativo Sanor.