dúvidas frequentes

A SANOR segue as diretrizes aplicadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que determina três resoluções para checagem da qualidade da água. São elas:

  • Resolução nº 357: classificação e critérios ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais e condições e padrões de lançamento de efluentes.
  • Resolução nº 396: diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas.
  • Resolução nº 430: condições e padrões de lançamento de efluentes sem comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas e o equilíbrio ecológico aquático.

Também somos orientados pelas diretrizes do Índice de Qualidade das Águas (IQA) da Agência Nacional de Águas (ANA), um indicador qualitativo que avalia a qualidade da água para o abastecimento público.

Em sistemas com alta pressão, é comum que a água fique cheia de microbolhas de ar, que podem gerar a aparência branca.

Não se preocupe pois não é excesso de cloro. A solução adicionada durante a fase de tratamento de água é incolor e não deixa a água esbranquiçada.

Durante o tratamento nas estações, o processo de cloração é responsável por desinfectar a água, garantindo que ela esteja livre de micro-organismos que podem transmitir doenças.

É importante ressaltar que, utilizado corretamente, o cloro não é tóxico e nem altera a cor da água.

As águas de poços artesianos são classificadas como água bruta, desprovidas de qualquer tipo de tratamento e, portanto, não atendem aos padrões de consumo humano. Embora pareçam seguros, os poços podem conter água contaminada e causar doenças.

O relatório da qualidade das águas subterrâneas da CETESB mostrou que as águas subterrâneas do Estado de São Paulo apresentaram qualidade regular em desconformidades nos padrões nos parâmetros microbiológicos, principalmente coliformes fecais.

A água cristalina e sem odor, não é garantia de potabilidade, recomendamos que a água dos poços seja utilizada para limpeza e jardinagem.

Para fazer a ligação de água ou esgoto, é necessário preparar o terreno para receber os serviços. Na central de atendimento da SANOR, solicite a ligação de água ou esgoto, apresentando os documentos a seguir:

  • contrato, IPTU ou escritura do imóvel.
  • CPF e RG do proprietário do imóvel.

Baixe aqui o Guia para Instalação da Caixa Padrão para Hidrômetro

O valor da conta é calculado de acordo com a quantidade de m³ (1.000 litros de água) consumidos. O valor cobrado por cada m³ depende da faixa de consumo, que aumenta de acordo com o volume consumido.

É possível acessar a 2ª via da sua conta no site da SANOR, aplicativo e totem de autoatendimento que está localizado na loja de atendimento. Faça seu cadastro, efetue o login e clique em 2ª via de conta para acessar o boleto e realizar o pagamento.

É possível pagar sua conta de água nos seguintes pontos:

Internet Banking: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nubank e Sicredi.

Caixa Eletrônico: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Sicredi.

Débito Automático: Itaú e Sicredi.

Lotéricas: Caixa Econômica Federal.

Cartão de Crédito, Débito e Pix: na loja de atendimento (presencialmente) ou pelo site da Sanor.

Correspondentes Bancários: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Sicredi.

Recomendamos que o reservatório seja limpo e desinfectado a cada 6 meses, em média para eliminar o acúmulo de resíduos sólidos. A falta de higienização pode afetar a qualidade da água e entupir os encanamentos.

Confira o passo a passo para limpeza da caixa d’água:

  1. Feche o registro do cavalete da entrada e corte o fornecimento de água
  2. Esvazie o reservatório
  3. Feche a saída de água para evitar que os restos da limpeza desçam para os canos
  4. Inicie a limpeza com água sanitária e um esfregão ou espoja novos
  5. Enxugue o reservatório com água corrente
  6. Abra o registro do cavalete externo e deixe que a caixa volte a encher
  7. Despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água
  8. Destampe a saída de água da caixa para o encanamento

Sugerimos que os testes e os consertos de vazamentos internos sejam realizados por um profissional especializado contratado pelo proprietário do imóvel.

Siga o passo a passo a seguir para identificar vazamentos:

  1. Avalie sua residência. Cheque o funcionamento de vasos sanitários, torneiras, registros e chuveiros para verificar se estão funcionando corretamente.
  2. Verifique se a conta de água aumentou pois o vazamento fica claro na conta de água.
  3. Confira a medição de hidrômetro, se ele estiver girando sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento.
  4. Observe sinais de infiltração e umidade que podem indicar vazamentos em canos de distribuição.

A Tarifa Residencial Social é um benefício voltado para famílias de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade. O programa possibilita um desconto de até 50% no valor da conta de água e esgoto.

Confira as condições necessárias para ter acesso ao programa.

Critérios

  • Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, ou seja, com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo; ou
  • Famílias que tenha membro que recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Benefícios

  • O benefício com desconto será calculado e aplicado de modo cumulativo.
  • Desconto de 50% do valor da tarifa residencial para parcela de consumo de até 15m³ de água por mês.
  • Para consumo acima de 15m³, até 20m³, o desconto é de 25%.
  • Ultrapassado o limite de 20m³, o excedente será calculado com base no valor normal da tarifa, conforme faixa de consumo correspondente.

Regras e alertas

  • O usuário que não for automaticamente incluso na Tarifa Social através da base do CADÚnico poderá protocolar pedido para inclusão de forma direta.
  • A unidade usuária beneficiada com a Tarifa Social poderá perder o benefício por 06 meses se detectarmos qualquer irregularidade descrita nos incisos I, II, III, IV, V, art. 19, da Resolução ARES-PCJ 592/2024.
  • A existência de débitos pendentes não impedirá o cadastramento ou renovação do benefício, no entanto, a ligação de água/esgoto poderá ser cortada.

Cadastramento

  • A inclusão das Unidades Usuárias elegíveis na Tarifa Residencial Social será realizada de duas formas:
  • Automaticamente e independente de solicitação do potencial beneficiário, com base em informações obtidas no CADÚnico que serão disponibilizadas mensalmente pela Agência Reguladora;
  • Mediante solicitação direta do potencial beneficiário não identificado pelo cadastramento automático, presencialmente realizada no Ponto de Atendimento da SANOR. Caso necessário, para efetuar a atualização cadastral na SANOR, deverá ser apresentado documentos pessoais, contrato de locação ou contrato compra e venda/escritura e carnê de IPTU.
  • A solicitação de inclusão ou renovação poderá ser feita diretamente pelo usuário cadastrado na conta de água da SANOR, juntando seu documento oficial de identificação (RG / CNH) e do responsável pelo núcleo familiar, caso não seja a mesma pessoa. Deverá juntar também um dos seguintes documentos:
  • Comprovante de cadastramento no CADÚnico cuja atualização cadastral mais recente seja de até 02 anos.
  • Cartão de beneficiário do BPC; ou
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou outro regime de previdência social público ou privado.

Custo

  • Esse serviço não tem custo.

Regulamentação

  • Resolução ARES-PCJ nº 592/2024, de 03 de dezembro de 2024
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