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Com foco em melhorias, SANOR assume serviços de água e esgotamento sanitário de Orlândia-SP

A partir do dia 08 de junho, os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta, tratamento de esgoto e toda a gestão comercial no município de Orlândia passará a ser realizado pela SANOR, empresa privada, brasileira, em modelo de SPE – Sociedade de Propósito Específico – com expertise no setor de saneamento básico, contratada por meio de uma concorrência pública, para gerir os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município por 35 anos.

O contrato prevê investimentos totais de R$ 812.142.000,00, sendo R$ 86,5 Milhões, aplicados nos primeiros 5 anos, para atingir universalização dos serviços, assim como garantir a regularidade do fornecimento de água e o tratamento de todo o esgoto coletado.

“É semelhante a um processo de aluguel de um imóvel com a diferença que as reformas, construções e melhorias, que no caso do aluguel geralmente são por conta do proprietário, nas concessões estas melhorias e ampliações são por conta da operadora, ou seja, o inquilino do sistema. Findo o contrato, todas as melhorias e investimentos permanecem no município, que vai decidir se assume os serviços ou realiza nova licitação”, explica Guilherme Dias, Diretor local da SANOR.

O contrato de concessão define metas de atendimento e investimentos. O combate às perdas de água são umas das primeiras ações contratualmente exigidas e fiscalizadas pela Municipalidade e pela Agência que Regula a Prestação dos Serviços (a ARES-PCJ). Além de ser uma obrigação contratual, é uma ação socioambiental importante que contribui na exploração dos mananciais de forma racional, na redução do consumo de produtos químicos e de energia elétrica, resultando em um sistema mais eficiente e sustentável.

A partir de 2022, passados seis anos, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário estarão universalizados, ou seja, toda a cidade terá acesso a água com qualidade, regularidade, seus esgotos coletados e tratados de forma ambientalmente adequada. “Todos os investimentos estarão focados na eficiência e modernização do sistema, programas de redução de perdas de água e gestão de atendimento ao cliente, sem abrir mão das mais modernas tecnologias, acompanhando as tendências de grandes polos e capitais”, comenta Guilherme.

De acordo com a SANOR, a iniciativa da administração municipal de transferir para uma empresa privada especializada a gestão dos serviços de água e esgotamento sanitário transcende a esfera política e tem como foco o compromisso e a determinação de que água com qualidade nas torneiras e os esgotos coletados e tratados, têm como resultado a saúde da população, a preservação ambiental e o desenvolvimento da cidade. “Delegando essa operação a uma empresa privada especializada o governo municipal terá condições para melhor investir nas áreas da saúde, educação, segurança pública e outros. Orlândia só sai ganhando com essa mudança”, avalia Guilherme.

Mudanças com foco em melhorias

Por exigência do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) e para garantir a qualidade e justiça na medição de consumo os hidrômetros serão substituídos nos primeiros anos de contrato. Os equipamentos utilizados têm precisão garantida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), conferindo melhor confiabilidade nas medições.

Após exaustivos debates realizados nas audiências públicas, para que seja viável dar continuidade ao investimento programado no contrato de concessão, a tarifa de Orlândia será reajustada no início da operação e atualizada anualmente, conforme uma “bolsa” de índices regulados pela ARES -PCJ (Agência Reguladora).

O reajuste que garantirá além da melhoria na qualidade da prestação do serviço, também viabiliza o investimento na modernização do sistema de água e esgoto que mesmo assim, ficará mais de 20% menor quando comparada às regiões vizinhas com cidades do mesmo porte. “Todas essas mudanças têm o objetivo de levar um serviço de qualidade e tornar Orlândia uma referência nacional no quesito saneamento básico. “Queremos que os Orlandinos tenham orgulho dos serviços de saneamento da cidade”, comenta Guilherme.

Orlândia no Foco

A administração da SANOR afirma que assume o saneamento da cidade priorizando a contratação de fornecedores e de mão de obra locais, promovendo treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores, com plano de cargos e salários, gerando em média 180 empregos diretos e indiretos. “Vamos trabalhar para elevar a qualidade do serviço de tratamento de água e esgoto da cidade e para consolidar, vamos praticar a comunicação transparente, respeitosa e direta com a população. O engajamento com a cidade será um dos nossos principais compromissos”, finaliza Guilherme.

Para o pagamento da conta de água: Rede CAIXA, Lotéricas e no Posto de Atendimento da SANOR: Avenida 5, 181 – Centro – Orlândia.

Precisa falar som a SANOR? Entre em contato em um dos nossos canais de atendimento:
Telefone: (16) 3826-5877
Site: www.sanor.com.br
Posto de atendimento: Avenida 5, 181 – Centro

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