Consumo tende a aumentar em períodos mais quentes e secos
Diante da nova onda de calor que chega a partir desta segunda-feira, dia 2 de setembro, a Sanor alerta a população para a necessidade de fazer o uso consciente da água. Segundo o Climatempo, os modelos meteorológicos indicam que, desta vez, o período de calor intenso seja maior, podendo se estender até a segunda quinzena do mês.
As ações de economia devem ser contínuas e são importantes para auxiliar na garantia do abastecimento de Orlândia.
De acordo com o gerente geral da Sanor, Roberto de Carvalho Corrêa, quando o tempo fica mais quente e não chove, há um aumento no consumo de água. “Aumenta significativamente o uso e esse cenário é prejudicial porque esse volume maior a ser consumido faz com que a pressão nas redes de distribuição diminua, podendo afetar todo o sistema de abastecimento e prejudicar, principalmente, os pontos mais altos da cidade. Além disso, a água é um recurso finito e há um limite de nossa capacidade de produção, o uso inadequado desse recurso leva à escassez”, afirma.
Corrêa ressalta também a importância de todos os imóveis terem caixas d’água com capacidade adequada em função do número de pessoas que residem no local. “Esse volume, se usado de forma consciente, é suficiente para suprir as necessidades durante o dia, assegurando o abastecimento nos horários de maior consumo”, explica o executivo.
Nos próximos sete dias, não há previsão de chuva e as temperaturas podem chegar a até 5°C a mais do que a média normal para o período.
Confira algumas dicas de uso consciente da água
- Evite o desperdício e providencie imediatamente o conserto de vazamentos. Isso representa uma boa economia de água e no valor da fatura.
- Não utilize a água para umedecer ambientes, molhando pisos, paredes ou quintais, por exemplo. Existem aparelhos específicos para essa finalidade que utilizam um volume menor de água com maior eficácia.
- Tome banhos mais curtos, fechando a torneira ao ensaboar o corpo e os cabelos.
- Reutilize a água sempre que possível. A água do último enxague da máquina de lavar roupas pode ser usada para limpar a casa e lavar quintais, garagens e calçadas.
- Antes de lavar a louça, remova os restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho. Isso facilita a lavagem.
- Utilize baldes para fazer a limpeza. “Varrer” o chão utilizando a mangueira gasta um volume muito grande de água.
- Feche a torneira ao escovar os dentes ou enquanto ensaboa as mãos.