A Sanor assumiu no dia 08 de junho os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no município de Orlândia. Ao assumir, a empresa firma compromissos para saúde, meio-ambiente, estrutura municipal e pautas sociais relacionadas ao tema.
O contrato de concessão define metas de atendimento e investimentos. O combate às perdas de água são umas das primeiras ações contratualmente exigidas e fiscalizadas pela Municipalidade e pela Agência que Regula a Prestação dos Serviços (a ARES-PCJ). Além de ser uma obrigação contratual, é uma ação socioambiental importante que contribui na exploração dos mananciais de forma racional, na redução do consumo de produtos químicos e de energia elétrica, resultando em um sistema mais eficiente e sustentável.
A divulgação da tarifa social é mais um dever da Sanor com a cidade de Orlândia, um débito social que permite a propagação de melhores condições de vida e a oferta de melhorias na sociedade a que está inserida.
Quem tem direito ao benefício?
A Tarifa Social é um benefício voltado para famílias de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade. A unidade usuária deve ter renda mensal per capita de até meio salário-mínimo. Em Orlândia, 2.466 famílias já estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico), programa que possibilita o acesso a uma série de benefícios governamentais de serviços público, inclusive o da Tarifa Social. O desconto ofertado é a de redução em até 50% do valor da sua conta de água e esgoto. Atualmente, apenas duas famílias orlandinas estão cadastradas no programa.
A diretora administrativa financeira da SANOR, Natalia Galvão, avalia o benefício como um marco positivo e que deve ser difundido para toda a população orlandina: “A Tarifa Social é uma oportunidade de oferecer cidadania e dignidade na vida dessas pessoas em situação de vulnerabilidade. Quando um serviço essencial não chega a todos, o coletivo também sofre as consequências. Nosso propósito é trabalhar para que todas as famílias tenham acesso à água tratada”, explica a diretora.
Como adquirir a tarifa social?
O titular da unidade usuária deve estar inscrito no CADÚnico, sendo que a última atualização cadastral deve ter sido em até seis meses antes da solicitação da Tarifa Social.
Para a inclusão da residência na Tarifa Social, o titular da conta de água deve dirigir-se à concessionária com os documentos pessoais (CPF, RG ou CNH) para atualização de seu cadastro e comprovação de inscrição no CADÚnico. Se os critérios para adquirir o benefício forem seguidos à risca, a Sanor tem 30 dias para efetivar a inclusão da residência do munícipe para efetivar o cadastro.
O recadastramento para renovação do benefício deverá ser feito pelo usuário a cada 12 meses, sendo que o não recadastramento implicará no cancelamento automático da Tarifa Social.
Como calcular o desconto
O benefício com desconto será calculado e aplicado de modo cumulativo. Desconto de 50% do valor da tarifa residencial para parcela de consumo de até 10m³ de água por mês. Já para consumo acima de 10m³, até 20m³, o desconto é de 25%.
É importante reforçar que o morador beneficiado que tiver ligações clandestinas, que o lacre foi violado ou qualquer outra danificação proposital no hidrômetro, terá o benefício cancelado. Nos casos de cancelamento ou não concessão da Tarifa Social, o interessado poderá aplicar recurso administrativo.
Sanor fala com Orlândia
Outra ação importante firmada pela Sanor é o compromisso da comunicação e estreitamento do relacionamento com os moradores de Orlândia: “Um dos nossos objetivos é esse, estabelecer uma proximidade com os cidadãos e a imprensa, tratando de informar e deixar todos atualizados sobre as operações da Sanor”, comenta Guilherme Dias, diretor presidente da Sanor, ao falar sobre a os canais de comunicação da empresa.
Atualmente a Sanor trabalha as mídias digitais, no Facebook e Instagram, para difundir informações diretas com a população, além de conteúdos instrutivos. O posto de atendimento e os telefones são, também, vias importantes de comunicação e estão com novos números de atendimento: 0800 757 6300 e 2174-6300.